WORKSHOP SETORIAL ECOTERMIP – Setor Cerâmico

2020-02-11

No dia 15 de novembro de 2019, teve lugar em Aveiro um Workshop Setorial dedicado ao tema da ecoeficiência em processos térmicos industriais e direcionado a empresas do Setor Cerâmico, especialmente para os engenheiros e responsáveis de energia, ambiente, qualidade e manutenção.


Organizado pelo ISQ e pelo INEGI, e em colaboração com APICER e o CTCV, a iniciativa realizou-se durante as Jornadas Técnicas da Cerâmica em Aveiro (Meliá Ria Hotel & Spa). Foram apresentados os resultados do projeto EcoTermIP, nomeadamente o diagnóstico energético do setor da indústria cerâmica nacional, bem como como medidas de melhoria da ecoeficiência dos processos térmicos industriais. Houve também lugar para apresentar diferentes oportunidades de financiamento no âmbito da eficiência energética e sustentabilidade industrial, bem como um momento de debate em que os participantes interagiram com os especialistas em eficiência energética e energias renováveis, promovendo a partilha de experiências e conhecimento científico entre os diversos protagonistas.


O projeto EcoTermIP – Promoção da Ecoeficiência dos Processos Térmicos Industriais é um projeto financiado ao abrigo do programa Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com o INEGI e ISQ como promotores e com a parceria das principais associações dos setores visados (APICER, APIC, AIMMAP, ANIL).